Da Redação
6/8/2024
ACHADOS NO BRASIL
Você sabia que dá pra ver pinturas rupestres com mais de 12 mil anos bem de pertinho? Só não pode tocar! Esses registros estão gravados nas rochas de mais de mil sítios arqueológicos no Parque Nacional Serra da Capivara, em plena caatinga piauiense. As imagens são fascinantes e retratam a vida daqueles que foram os primeiros habitantes dali.
O BEIJO
As milhares de figuras rupestres narram a vida cotidiana das pessoas que viviam no local. São danças rituais, animais diversos, momentos de caça, sexo e até partos. Uma das mais famosas e considerada destaque na Serra da Capivara é O Beijo.
E aí, é um beijo ou não?
PEDRA FURADA
Entre os cânions e boqueirões está uma das mais belas formações do parque: a Pedra Furada, formada pela ação do vento. É nessa paisagem que acontece a Ópera da Serra da Capivara, que neste ano trouxe nomes como Lia de Itamaracá e Xênia França.
A VISIONÁRIA
E como falar da Serra da Capivara sem citar a arqueóloga e pesquisadora Niède Guidon e sua luta pela preservação dos sítios arqueológicos? Graças ao esforço de Niède, também foram criados dois importantes museus na região: o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza. Com estrutura impecável, os dois contam a história da vida na terra e dos povos originários que viveram ali.
O VOO DAS ANDORINHAS
A Serra Vermelha, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural que fica ao lado do parque, tem paisagens geológicas que atraem quem gosta de caminhadas, rapel e até escalada. É lá que fica a Toca do João Pimenta, um sítio arqueológico com figuras rupestres muito interessantes. Próximo dali está o Baixão das Andorinhas. Numa visita ao entardecer, dá para avistar esses pássaros em voos rasantes que chegam a impressionantes 65 quilômetros por hora.
CERÂMICA
Também graças à percepção de Niède Guidon, São Raimundo Nonato virou uma referência no artesanato. Com uma produção intensa, a Cerâmica Serra da Capivara fabrica pratos, copos, xícaras e outros itens para marcas conhecidas em todo o Brasil. Algumas delas, com imagens das figuras rupestres retratadas nos sítios arqueológicos. Se for à Serra da Capivara, traz uma lembrança pra gente!
ITI MALIA
Você já ouviu falar do mocó? Esse roedor fofinho aparece mais do que as figuras rupestres. Ele fica à espreita, então não chegue muito perto porque ele se assusta e sai correndo. Até agora não sabemos se ele é fã ou hater das artes. É que seu xixi e cocô são tão ácidos que já apagaram uma porção de figuras por lá.
FICA A DICA!
Localizado em quatro municípios do Piauí, São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias, o Parque Nacional da Serra da Capivara tem 130 mil hectares. A entrada é gratuita, mas a visita deve ser feita com guias autorizados. Dá para chegar lá de ônibus - por Teresina (PI) ou Petrolina (PE) -, ou de avião, saindo de Recife (PE). O ideal é ficar no mínimo 4 dias para conhecer melhor cada detalhe deste lugar tão especia! Indicamos o Rupestre Eco Lodge, uma pousada ecológica no entorno do parque.
E você? Conhece o Parque da Serra Capivara ou já viu alguma figura rupestre de perto? Conta pra gente?