Baianinho do Mauá

Peu Araújo

24/9/2024

Josué Ramalho da Silva, o Baianinho de Mauá, é uma das lendas da sinuquinha no Brasil. Com jogadas impressionantes, o baiano de Paulo Afonso se tornou um dos grandes nomes do pano verde no Brasil. 

Ele começou a carreira de sinuqueiro com apenas 8 anos, numa mesa de brinquedo. Aos 10 já treinava sozinho, subindo num caixote, e quando tinha 14 venceu o melhor jogador de sua cidade. Aos 19 se mudou para Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, mas só ganhou notoriedade muitos anos depois. 

Sua vida às vezes parece um conto do escritor João Antônio. 

“Eu era baixinho como a mamãe. Por isso, para as tacadas longas, era preciso um calço. Pois havia. Era um caixote de leite condensado que Vitorino arrumou. Alcançando altura para as tacadas, eu via a mesa de outro jeito, eu ganhava uma visão!”

Trecho do conto “Meninão do Caixote”, de João Antônio

PROFISSIONALIZAÇÃO DA SINUCA

Com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, patrocinadores e uma rotina de celebridade - ou influencer -, o jogador tem mudado o cenário da sinuca no Brasil.

Em 2022, Baianinho de Mauá venceu o maior prêmio da história da sinuca do país. Levou R$ 400 mil numa partida que durou quatro horas e que tem mais de um milhão de visualizações no YouTube. 

E você, gosta de sinuca? Já conhecia o Baianinho de Mauá?

Peu Araújo

Jornalista, diretor, diretor de conteúdo, roteirista, pesquisador, colecionador de discos e DJ. Como repórter, atua há quase 20 anos com colaborações e passagens por grandes redações. No audiovisual, fez a pesquisa para a série Em Nome de Deus, da Rede Globo. Fez direção de conteúdo para a série Guga Por Kuerten, prevista para o lançamento em 2024 na Disney / Star+. Fez direção e roteiro do documentário Nocaute: Golpes de Uma Tragédia, para UOL Play, entre outros trabalhos. É também pesquisador de música brasileira e diretor musical.