Bença mãe, bença pai…

Peu Araújo

23/9/2024

Esse não é um texto religioso e nem tem o intuito de questionar ou privilegiar nenhuma escolha. O post de hoje é para falar da bênção como uma característica cultural do povo brasileiro. 

Você pode ser da Igreja Católica, Evangélica, ser do candomblé, espírita ou de qualquer outra religião, mas diz aí. Você não pede ou conhece alguém que pede a bença para os mais velhos da família?

QUE DEUS TE ABENÇOE

A resposta também tem o seu valor cultural. Pode ser a já tradicional “Que Deus te abençoe”, mas pode ter muitas variações. Isso está relacionado com a criatividade dos mais velhos e também com as religiões brasileiras. 

Vá com Deus

Que Oxalá te proteja

Que o nosso Senhor Jesus Cristo te preserve

Que o Nossa Senhora te acompanhe

Que Seu Tranca Rua abra seus caminhos

A paz do Senhor

e por aí vai…

A “bença”, o “vai com Deus” e todas as suas variações são uma forma do brasileiro, seja religioso ou não, se conectar de alguma forma com sua ancestralidade. Está muito mais ligado ao respeito a quem chegou antes. 

Mas pedir uma ajudinha e receber uma proteção não faz mal também, né?

E você? Também tem o costume de pedir a bença pros mais velhos?

Peu Araújo

Jornalista, diretor, diretor de conteúdo, roteirista, pesquisador, colecionador de discos e DJ. Como repórter, atua há quase 20 anos com colaborações e passagens por grandes redações. No audiovisual, fez a pesquisa para a série Em Nome de Deus, da Rede Globo. Fez direção de conteúdo para a série Guga Por Kuerten, prevista para o lançamento em 2024 na Disney / Star+. Fez direção e roteiro do documentário Nocaute: Golpes de Uma Tragédia, para UOL Play, entre outros trabalhos. É também pesquisador de música brasileira e diretor musical.