Peu Araújo
4/9/2024
UM REFÚGIO
Jorge Amado e Zélia Gattai ficaram conhecidos por serem ótimos anfitriões. Pela casa da Rua Alagoinhas, passaram muitos artistas, gente graúda dos candomblés baianos e muitos amigos do casal. Pablo Neruda, José Saramago, Jean-Paul Sartre a Gabriel García Márquez, Jack Nicholson, Mãe Menininha, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Sonia Braga, Caetano Veloso, Glauber Rocha, Dorival Caymmi, Carybé são só alguns dos nomes que apreciaram alegrias ventiladas pela arquitetura do lugar.
SE FOR DE PAZ, PODE ENTRAR
A casa de Jorge e Zélia, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, se tornou um memorial aberto ao público em 2014, anos após a morte de seus anfitriões. Jorge faleceu em 2001, aos 88 anos, e Zélia em 2008, aos 91. Com mais de 3 mil peças da história do casal, a casa recebeu em 2022 quase 38 mil pessoas de 80 países diferentes e se tornou, em uma década, um importante ponto turístico para a capital baiana.
TUDO NO LUGAR
A sensação que se tem ao entrar na Casa do Rio Vermelho é a de que estamos, de fato, entrando na casa de alguém e que, em algum momento, você encontrará Jorge com suas belas camisas e Zélia com seus longos vestidos e chinelinhos. É quase como se eles tivessem ido fazer uma longa viagem e a gente estivesse cuidando das coisas pra eles enquanto isso.
TOUR
O mobiliário e a memória estão preservados e conservados com muito carinho e dedicação pela família e pelos funcionários. É possível fazer um tour pela sala, onde a máquina de escrever de Jorge continua viva. Pelo quarto de hóspedes, cozinha, piscina, quarto do casal, varanda com milhares de peças do mundo todo, as cartas que eles trocavam com os amigos, os belíssimos azulejos que decoram todo o espaço e até conhecer os cágados, que eles mantinham no extenso quintal.
A Casa do Rio Vermelho fica na Rua Alagoinhas, 33, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Aberta de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada até às 16h. O ingresso custa R$ 20 com meia entrada para idosos e estudantes. Crianças com até 6 anos não pagam e às quartas-feiras a entrada é gratuita.
E aí, já foi à Casa do Rio Vermelho? Conta pra gente como foi a sua experiência.