De que maneira você tem feito o seu turismo?

Pedro Philippe FS.

5/3/2024

A gente viaja pra dar um tempo. Então que tal fugir um pouco daqueles rolês frenéticos em que a gente mais está de passagem do que realmente presente?

O turismo comunitário é uma alternativa sustentável e de experiências integradas ao lugar que você visita. É se hospedar, almoçar, contratar passeios com moradores. Sair pra pescar, colher orgânicos, dar uma volta pela comunidade e conhecer quem é de lá.

A proposta do turismo comunitário de base é que o visitante de fato veja o local que ele visita. Não é apenas passar o olhar, é ver. Enfim, sentar pra tomar um cafezinho e conversar com quem está naquele lugar antes de ele ter virado um ponto turístico.

Pelo simples prazer de ver o tempo passar e entender como é a vida onde você está a passeio.

A gente tá muito mal acostumado com a versão mercantilista do turismo, que é chegar, olhar, tirar umas fotos, comprar algumas coisas e ir embora.

Talvez por isso, possa parecer que isso que a gente tá falando soe meio cansativo.

Mas o básico precisa sempre ser reafirmado: seja um turista melhor.

Uakari Lodge na Amazônia

Tefé (AM)

A comunidade tradicional da reserva Mamirauá (a 600km de Manaus) desde 1998 recebe seus visitantes num exemplo perfeito de ecoturismo que traz alternativa econômica para os moradores e colabora na conservação da biodiversidade. O grupo Uakari Floating Lodge organiza passeios pela comunidade com pacotes que podem durar três, quatro ou sete noites.

@uakarilodge

Aeroporto: Manaus -> Tefé

Lancha: Tefé -> Mamirauá

Rede Tucum

Litoral do Ceará

O Ceará tem diversas comunidades que abrem suas portas para visitantes em forma de turismo comunitário. Então, em vez de falar em um único lugar pra você conhecer, vamos recomendar a Rede Tucum, que articula várias comunidades na zona costeira do estado. São quilombos, assentamentos e aldeias cearenses que recebem turistas de braços abertos para momentos de trocas culturais, experiências e puro deslumbre com as paisagens do Ceará.

@redetucum

Aldeia Pataxó

Porto Seguro (BA)

A aldeia Reserva da Jaqueira é uma terra imensa de mata atlântica preservada e que até hoje é casa do povo Pataxó. A reserva fica a 10km de Porto Seguro e pode ser visitada por intermédio de agências que fecham pacotes de experiências na aldeia e levam os visitantes para experimentar a culinária Pataxó preparada pelos próprios moradores. Também vale a pena ficar de olho na Rede Batuc, que reúne destinos de turismo comunitário em toda a Bahia.

@aldeia_pataxo_mirape

@reservapataxodajaqueira

@rede_batuc

UMA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA

Nós aqui do PRONTO gostamos de mencionar em nossas dicas que há muitas experiências de turismo que enriquecem a nossa compreensão do que é ser brasileiro.

O turismo comunitário de base é mais uma oportunidade de ter conexões que nos ensinam sobre o que é ser brasileiro.

Pedro Philippe FS.

Jornalista e podcaster do sertão do Cariri cearense