É impossível não gostar de João Gomes

Peu Araújo

28/10/2024

De Norte a Sul

A não ser que você esteja em um país distante e sem informações do Brasil, você seguramente já ouviu falar de João Gomes. O cantor está estourado com cerca de 8,2 milhões de ouvintes mensais no Spotify e mais de 16 milhões de seguidores no Instagram. 

Mas mais do que ouvintes e seguidores, João Gomes empilha hits e um talento e humildade acima da média. Se você não gosta do João Gomes, tome cuidado com a sequência deste texto, porque a chance de você se render ao talento dele é enorme. 


Raiz

João Gomes tem apenas 22 anos e nasceu em Serrita, cidade do sertão pernambucano conhecida como a Capital do Vaqueiro. E é nesse canto do aboio do vaqueiro que sua voz de barítono ecoa pelo Brasil. 

Ele canta o Brasil que não está no eixo-Rio São Paulo, canta a música que toca no interior do país, que dialoga de forma muito honesta e carinhosa com o povo. O Sudeste talvez nunca vá entender João Gomes em toda a sua potência. Ele é um sucessor direto de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Kara Veia, Vavá Machado e tantos outros artistas que tocam o coração do brasileiro. 

Vaquejada tá na moda

O cantor de Serrita furou a bolha. Caiu nas graças do Brasil todo com seu jeito tímido, sua voz grave e seu jeito de cantar a vida. Ao lado de outros nomes como Tarcisio do Acordeon e Zé Vaqueiro, João Gomes colocou a “pegada de vaqueiro” no mapa da Música Popular Brasileira e canções como “Dengo”, ‘Meu Pedaço de Pecado”, “Eu Tenho a Senha” e outras, cantadas em todo o país.

Seja no festival ao lado de Vanessa da Mata e Don L ou participando de feats com BK, MC Poze do Rodo ou Kevin o Chris, João Gomes leva seu canto sertanejo sem ser pejorativo. 

Dengo

Outra coisa que conquistou o Brasil foi a relação de João Gomes com Ary Mirelle. Os dois se casaram na semana passada numa cerimônia em Recife sem megalomanias. Outra fofura é o filho do casal, Jorge, que tem menos de 10 meses. 

As redes sociais do cantor têm mais sua família do que sua carreira e essa intimidade nos dá um pouco aquela sensação de que João Gomes é aquele primo que deu certo na vida e que estamos ali torcendo por ele, mesmo à distância. 

Eu tenho a senha

João Gomes nunca negou as referências da música do sertão, mas buscou também em outros lugares um abrigo para a sua música. 

Uma dessas inspirações é o rapper cearense Don L, o também cearense Belchior, Machado de Assis, o anime One Piece (que ele tatuou), entre outras referências inusitadas em um jovem de 22 anos. 

Conta pra gente. Tem como não amar o João Gomes?

Peu Araújo

Jornalista, diretor, diretor de conteúdo, roteirista, pesquisador, colecionador de discos e DJ. Como repórter, atua há quase 20 anos com colaborações e passagens por grandes redações. No audiovisual, fez a pesquisa para a série Em Nome de Deus, da Rede Globo. Fez direção de conteúdo para a série Guga Por Kuerten, prevista para o lançamento em 2024 na Disney / Star+. Fez direção e roteiro do documentário Nocaute: Golpes de Uma Tragédia, para UOL Play, entre outros trabalhos. É também pesquisador de música brasileira e diretor musical.