Da Redação
30/7/2024
SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA
A primeira versão dessa melodia famosa nasceu em 1875, mas a letra era um pouquinho diferente. Naquela época, as irmãs Mildred e Patricia Smith Hill, professoras em Louisville, cidade do Kentucky (EUA), recebiam seus alunos com a canção Good Morning to All, repetindo esse verso quatro vezes. Elas registraram a música em 1893. Mas só em 1924 ela se transformou em Happy Birthday to You, quando Robert Coleman publicou as partituras da canção em um livro, mas com a letra alterada.
AQUI NO BRASIL
Teve até concurso na rádio para escolher uma letra em português, em 1942. Com um júri composto pelos imortais da Academia Brasileira de Letras da época, mais de 5 mil pessoas tentaram criar a tradução de milhões. A vencedora foi Bertha Celeste Homem de Mello, professora, poeta e farmacêutica. Ela fazia questão de que a música fosse cantada do jeitinho que idealizou:
“Parabéns a você, nesta data querida,
muita felicidade, muitos anos de vida”
É PIQUE! OU É BIG?
De lá pra cá muita coisa mudou. A letra foi ganhando adereços e um dos mais conhecidos é o pique. Mas que também é cantado como big. Será que algum dos dois é considerado o certo? A gente aqui acha que você pode cantar do jeito que quiser! Mas diz a história que o pique nasceu de um bordão usado pelos estudantes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, o pic-pic, apelido de um dos alunos que estava sempre com uma tesourinha para aparar barba e bigode.
NÃO PARA POR AÍ
Algumas regiões da Bahia e de Pernambuco têm uma versão estendida do Parabéns. Depois da letra, o desejo de bençãos.
"Derrama Senhor, derrama Senhor, derrama sobre ela o seu amor”
BENÇÃO NUNCA É DEMAIS
No Ceará, depois do Parabéns, vem o complemento na mesma melodia:
“Que Jesus abençoe esta nossa oração
Que Maria te guarde dentro do coração”
É VERSÃO QUE VOCÊ QUER?
Já no Rio Grande do Norte, a continuidade tem uma pequena alteração:
“Que Jesus abençoe e Maria também,
Que os anjos do céu digam sempre amém…
Amém”
DIFERENTÃO
No Rio Grande do Sul, os compositores Dimas Costa e Eleu Salvador criaram uma canção específica para a região, na década de 1950. A parte mais conhecida é cantada assim:
“Parabéns, parabéns
Saúde e felicidade
Que tu colhas sempre todo dia
Paz e alegria na lavoura da amizade”
E onde você mora, o Parabéns também é cantado de um jeito todo especial? Conta pra gente!