Emannuel Bento
11/3/2024
Após o fervor do Carnaval em Pernambuco, a calmaria toma conta, abrindo caminho para as rotas do interior na Semana Santa.
Este é o tipo de turismo que acolhe com climas amenos e belezas naturais do Agreste, além de imersões em tradições culturais e religiosas que transcendem territórios.
Também é um convite à introspecção, em uma oportunidade de se reconectar consigo mesmo - e, muitas vezes, com entes queridos.
É palco do maior teatro a céu aberto do mundo, o Teatro de Nova Jerusalém, com imponentes 100 mil m².
Desde 1968, esse cenário grandioso acolhe a emocionante encenação da Paixão de Cristo, que, neste ano, contará com o brilhante Allan Souza Lima, de Cangaço Novo, no papel de Jesus. A equipe é formada por 50 talentosos atores e 400 figurantes.
Explore o encanto do Parque Nilo Coelho de Esculturas Monumentais, onde gigantes de pedra granítica dão vida à história dos homens e mulheres da roça. Com nove setores repletos de cachoeiras, grutas e mirantes, a experiência é uma imersão na natureza.
A Furna do Estrago, tesouro arqueológico de Pernambuco, revela pinturas rupestres que narram a cultura, rituais e habilidades artesanais de povos que habitaram a região há 10 mil anos.
No coração da cidade, o Museu Histórico do Brejo preserva um acervo com mais de 1200 peças que retratam o cotidiano do povo nordestino. São jornadas únicas pelas raízes e memórias que moldaram essa rica localidade.
Com clima ameno e entre charmosos casarões do século 19, esta cidade é palco de uma Paixão de Cristo que emociona há 41 anos no Pátio de Eventos.
O mesmo espaço se transforma em um cenário para shows gratuitos - o período também conta com uma diversidade de eventos privados.
O Mercado Cultural é outro ponto imperdível. Experimente o café da manhã com bode guisado, buchada e sarapatel. Não deixe de saborear a cartola do restaurante Petur e explorar os restaurantes que oferecem fondue.
A 'Capital do Forró' também ganha um ritmo único na Semana Santa. A programação reúne música, dança e gastronomia no Polo da Estação e no Polo do Alto do Moura.
O bairro Alto do Moura, conhecido como o Maior Centro de Artes Figurativas das Américas, é o berço de mestres como Vitalino, Galdino e Eudócio, que deram forma à cultura nordestina.
Explore os museus Luiz Gonzaga, do Barro, do Forró e da Fábrica Caroá. Além disso, não deixe de conferir o Parque Natural João Vasconcelos Sobrinho, uma joia entre as atrações naturais.
Famosa região serrana do Agreste, recebe a Semana Paixão Pela Serra, com música ao vivo, apresentações culturais e celebrações religiosas.
No "Caminhada Paixão pela Serra", é possível apreciar belezas em atividades físicas por 10 quilômetros. A cidade tem muitos ateliês de artistas para visitação, com destaque para o Memorial J. Borges e o Museu da Xilogravura.
Passando por lá, não deixe de provar o "bolo de barra branca" do município, que detém o título de Capital do Doce e do Bolo de Pernambuco.
É considerada a “Cidade das Águas” pelas longas cachoeiras, barragens e piscinas naturais. Repleta de engenhos, fazendas e reservas, é opção para quem deseja uma experiência com a natureza.
A prática do turismo rural também ocorre no Sítio da Pedra do Rodeadouro, onde ocorreu o primeiro movimento sebastianista do país, um acampamento que sonhava com o retorno do Rei Dom Sebastião - movimento foi rechaçado em 1820.
Bonito ainda tem passeios de balão e feira-livre com gastronomia típica, com destaque para a galinha cabidela.
E você, já conhece algum desses municípios?
O que fará na Semana Santa?