Filtro de barro, o melhor do mundo

Peu Araújo

21/10/2024

Se você olhar para uma cena, uma foto, qualquer imagem e tiver um filtro de barro você sabe que está no Brasil ou que algum brasileiro passou por ali. Se tiver ainda uma caneca de alumínio ou de ágata do lado então, pode ter certeza.

O filtro de barro, assim como o copo americano, o cobogó e o cachorro caramelo, faz parte da vida do brasileiro.

Mas ele é muito mais do que um ícone da cultura e do designer…

ELE É CERTIFICADO

Uma pesquisa publicada no livro The Drinking Water Book, de Colin Ingram, mostra que nosso filtrinho querido tem um dos melhores sistemas de purificação de água do mundo.

Toda essa eficiência se dá por causa da câmara de filtragem, feita de velas de cerâmica que elimina muitas impurezas que estavam na água.

TCHAU, SUJEIRA

O filtro de barro age como um anjo da guarda da H2O. Ele é muito eficaz na retenção de cloro, pesticidas, ferro e alumínio e ainda combate, em 95%, a presença do chumbo, e em 99% a presença da criptosporidiose, um parasita que pode causar mau estar estomacal e infecções intestinais.

Essa proteção toda acontece porque o sistema de filtragem gota a gota sufoca os micro-organismos e aumenta as chances da nossa água estar limpíssima.


ONDE NASCEU ESSE ÍCONE?

O pai ou mãe do filtro permanecem anônimos, mas o que se sabe é que ele nasceu em São Paulo, provavelmente na cidade de Jaboticabal, no início do Século 20. A peça surgiu da união das velas esterilizantes, trazidas pelos imigrantes italianos e portugueses, com a argila.

Mas não pense que ele era para todos. O filtro de barro, no início, era um item de luxo que só as classes mais ricas podiam comprar.

Talvez o grande vendedor de filtros de barro no Brasil seja a falta de saneamento básico. Com uma solução simples, e depois barata, o filtro acabou sendo uma peça importante também para a saúde dos brasileiros.

“Nós tínhamos na virada do século 19 para o século 20 muitas epidemias. As cidades crescendo, mais população. E os serviços de água encanada das cidades eram muito insuficientes. Então, não havia no Brasil um equipamento que pudesse filtrar água de modo eficiente. E as pessoas morriam em epidemias, tomavam água suja", afirma Júlio César Bellingieri em entrevista para o Globo Repórter em junho de 2017.


COMO CUIDAR DO SEU GUERREIRO

Para sua água ficar sem gosto e continuar limpa, o filtro precisa ser limpo uma vez por mês, no máximo a cada 45 dias e a vela precisa ser trocada geralmente a cada 6 meses ou assim que ficar amarelada.

Aqui vão quatro passos para não ter erro:

1. Higienize as mãos

2. Desmonte o filtro por dentro e, com a ajuda de uma esponja nunca usada, passe nas peças.

3. Enxágue o filtro com água corrente

4. Monte novamente.

E POR QUE A ÁGUA É GELADINHA?

A água do filtro de barro fica fria porque o barro é poroso e permite que o líquido passe através dele. Ele evapora e retira o calor do filtro e da água que ainda está lá dentro.

Parece mágica, mas é só a natureza fazendo o seu trabalho.

MEMÓRIA AFETIVA

O filtro de barro, além de tudo, está na memória afetiva do Brasil. Uma peça que te leva para a casa dos seus avós, daquela tia do interior, dos seus pais. O filtro de barro traz lembrança e afeto.

Além de ter um belíssimo design e se encaixar perfeitamente em qualquer cozinha.

Conta pra gente, na sua casa tem um filtro de barro?

Peu Araújo

Jornalista, diretor, diretor de conteúdo, roteirista, pesquisador, colecionador de discos e DJ. Como repórter, atua há quase 20 anos com colaborações e passagens por grandes redações. No audiovisual, fez a pesquisa para a série Em Nome de Deus, da Rede Globo. Fez direção de conteúdo para a série Guga Por Kuerten, prevista para o lançamento em 2024 na Disney / Star+. Fez direção e roteiro do documentário Nocaute: Golpes de Uma Tragédia, para UOL Play, entre outros trabalhos. É também pesquisador de música brasileira e diretor musical.