Fique por dentro da 31ª edição do Prêmio da Música Brasileira

Peu Araújo

7/6/2024

O Prêmio da Música Brasileira é uma das instituições mais tradicionais do mercado fonográfico do país e já deu provas disso nas primeiras 30 edições, homenageando nomes como Tom Jobim, Clara Nunes e Maria Bethânia. 

Em 2024, o evento celebra a obra e trajetória do inigualável Tim Maia com 27 grandes nomes da música brasileira interpretando 11 canções do Síndico do Brasil. Ney Matogrosso, Marisa Monte, Sandra Sá, Toni Tornado, Alceu Valença, Seu Jorge, Lazzo Matumbi, Carlinhos Brown, Larissa Luz, Rico Dalasam e Silva são apenas alguns dos que subiram ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro na noite de 12 de junho. 

Foto: Sonia D'Almeida

“Fazer um roteiro a respeito desse nosso homenageado, o Tim Maia, talvez seja das coisas mais difíceis que eu já fiz ao longo desses 31 anos do Prêmio.  São tantos sucessos, tantas vertentes, tantas músicas indispensáveis que esse gênio da composição e do jeito de cantar brasileiro tem, que é um sofrimento escolher o que você tira, porque alguma coisa tem que ser tirada.  Mas é tão bom a gente ver que existem compositores que têm esse atributo de ter um apelo popular, e uma musicalidade, e um jeito de cantar, uma forma de emitir a sua canção, tão forte, tão significativa como Tim Maia. Quero dizer que como o Prêmio da Música Brasileira é uma honra a gente poder homenagear esse brasileiro, carioca, do subúrbio, preto no nosso palco”, explica  o criador do Prêmio da Música Brasileira José Maurício Machline. 


Apresentado por Regina Casé, o 31º Prêmio da Música Brasileira terá 88 indicados em 32 categorias. João Gomes, Os Barões da Pisadinha, Àttooxxá, Ana Castela, Marcelo D2, IZA, Anitta e Ludmilla são alguns dos destaques entre as indicações. 

Este ano foram mais de 10 mil artistas inscritos do clássico ao popular, do acústico ao eletrônico e 18 estados brasileiros representados de Norte a Sul do país. 

Foto: Diego Padilha/Studio Rico

Clique aqui para acessar a lista completa dos indicados. 

Sobre o Prêmio da Música Brasileira
A celebração nasceu em 1987, com o nome de Prêmio Sharp, e se manteve assim até 1998. O nome mudou, mas a premissa de consolidar uma plataforma para reconhecimento e valorização da cultura brasileira se manteve. 

O evento será transmitido ao vivo pelo Canal Brasil e pelo canal do Prêmio da Música Brasileira no YouTube. E aqui no Pronto Jornal, a gente traz os bastidores do evento. 

Peu Araújo

Jornalista, diretor, diretor de conteúdo, roteirista, pesquisador, colecionador de discos e DJ. Como repórter, atua há quase 20 anos com colaborações e passagens por grandes redações. No audiovisual, fez a pesquisa para a série Em Nome de Deus, da Rede Globo. Fez direção de conteúdo para a série Guga Por Kuerten, prevista para o lançamento em 2024 na Disney / Star+. Fez direção e roteiro do documentário Nocaute: Golpes de Uma Tragédia, para UOL Play, entre outros trabalhos. É também pesquisador de música brasileira e diretor musical.