Grandona sem medo

Pedro Philippe FS.

1/3/2024

Você já a viu tocando o terror em Cratará. Você se apaixonou pela valentia dela. E agora você vai vê-la de novo na continuação de Cangaço Novo, renovada recentemente para uma segunda temporada.

Alice Carvalho veio de Natal (RN) e fez todo mundo se apaixonar por Dinorah Vaqueiro, sua personagem nesta aclamada série da Amazon Prime, e sua atuação foi o grande destaque da TV brasileira no ano passado.

“Dinorah tem parte de mim e de muitos. É uma personagem que carrega muitas coisas e sua presença não apenas desafia os estereótipos de gênero enraizados na sociedade, principalmente no cenário do cangaço, mas também abre novos horizontes para personagens femininas em narrativas historicamente dominadas por figuras masculinas.”

Cangaço Novo deixou todo mundo de queixo caído pelo nível da produção: uma série de ação com cenas de perseguição, tiros e porradaria muito bem ensaiados e dirigidos. Tudo nela é impecável, da direção de arte à maquiagem.

Pra quem é nordestino, tem um sabor a mais: a variedade de sotaques representados em tela. A história acontece numa cidade fictícia do Ceará, mas não há um “sotaque do Ceará” sendo falado - até porque os cearenses têm sotaques completamente distintos de uma região pra outra.

Cada atriz e cada ator teve a liberdade de dar ao seu personagem a sua própria pronúncia, independente do lugar do Nordeste de onde eles vieram. O resultado é uma diversidade de jeitos de falar. Coisa linda.

Se você foi a um show de Baiana System nos últimos anos, você viu Alice aparecer no telão recitando “Aqui não”, uma poesia de co-autoria sua e que entra no intervalo entre as músicas. Quem é nordestino, fica emocionado. Quem não é, fica ligado.

Alice Carvalho abre uma roda punk na alma. Faz pular.

Na semana passada, Alice estreou sua personagem Joaninha no remake de Renascer, nova novela das 9 na Globo. Sua primeira sequência, ao lado de Irandhir Santos, deixou o público boquiaberto. Na trama, os personagens de Joana e Tião Galinha desistem de viver no mangue catando caranguejo e saem em busca de um trabalho que os tire da miséria. 

“Cresci assistindo TV e acho que muita gente que quer atuar se imagina nesse lugar. Ver meu trabalho ganhando vida nas telas, com minha mãe e minha família me vendo de lá da nossa cidade, emocionando e impactando tantas pessoas, está sendo uma experiência muito grande. Cada cena, cada momento carrega uma emoção com uma mistura de nervosismo e felicidade.”

O universo do cangaço parece gostar de Alice. E ela não foge dele. Na novela Guerreiros do Sol, inspirada na história de Lampião e Maria Bonita, Alice é Otília, uma mulher que vive um romance com Jânia, interpretada por Alinne Moraes.

As gravações de Guerreiros do Sol já foram encerradas e a novela deve estrear no Globoplay em 2025.

Pedro Philippe FS.

Jornalista e podcaster do sertão do Cariri cearense