Pedro Philippe FS.
27/3/2024
O spring break são as férias que marcam o começo da primavera nos Estados Unidos, por volta de Março, e os jovens universitários estadunidenses têm como hábito festejar enchendo muito a cara nas regiões mais quentes do país, principalmente o Sul da Flórida.
Para quem ainda não está acostumado com o conceito de Spring Break, uma boa referência é o filme 'Spring Breakers', de 2012, protagonizado por James Franco, Vanessa Hudgens e Selena Gomez. Puro suco de American trash.
A cidade de Miami Beach, super turística e festiva, acabou se tornando um dos pólos da farra do Spring Break. Mas neste ano, ela resolveu tomar sérias medidas para desencorajar a vinda dos turistas etílicos.
Ruas fechadas, toque de recolher, estacionamentos públicos a US$ 100, revistas de bolsas, acesso limitado à praia.
Esse assunto tem muitas camadas. Pode parecer um tratamento de choque, uma restrição do direito à cidade, intolerância. Ao mesmo tempo, por que incentivar um turismo que promove a depredação do patrimônio público e a violência armada?
No ano passado, morreram duas pessoas em Miami Beach por uma briga que envolveu disparos de arma de fogo e acabou em tragédia.
Sem dúvidas, a retaliação de Miami Beach ao turismo de Spring Break é um sintoma da cultura atual em que cidades e empresas estão reavaliando o turismo descontrolado. Nem tudo é por dinheiro, e nem todo dinheiro do turista é benéfico para a cidade. Como o turismo não pode se sobrepor à qualidade de vida dos moradores. Como as políticas públicas de turismo podem interferir nos caminhos que uma cidade toma.
Tantos assuntos que a gente adora investigar por aqui.
E você, já foi a algum Spring Break desses na sua vida?