Miami Beach não quer mais o Spring Break

Pedro Philippe FS.

27/3/2024

O spring break são as férias que marcam o começo da primavera nos Estados Unidos, por volta de Março, e os jovens universitários estadunidenses têm como hábito festejar enchendo muito a cara nas regiões mais quentes do país, principalmente o Sul da Flórida.

Beber até cair

Para quem ainda não está acostumado com o conceito de Spring Break, uma boa referência é o filme 'Spring Breakers', de 2012, protagonizado por James Franco, Vanessa Hudgens e Selena Gomez. Puro suco de American trash.

Não é não

A cidade de Miami Beach, super turística e festiva, acabou se tornando um dos pólos da farra do Spring Break. Mas neste ano, ela resolveu tomar sérias medidas para desencorajar a vinda dos turistas etílicos.

Ruas fechadas, toque de recolher, estacionamentos públicos a US$ 100, revistas de bolsas, acesso limitado à praia.

A campanha publicitária diz: "in this spring break, we're breaking up with you". Em tradução livre, significa algo como, nessas férias de primavera, estamos tirando férias de você.

Certo ou errado?

Esse assunto tem muitas camadas. Pode parecer um tratamento de choque, uma restrição do direito à cidade, intolerância. Ao mesmo tempo, por que incentivar um turismo que promove a depredação do patrimônio público e a violência armada?

No ano passado, morreram duas pessoas em Miami Beach por uma briga que envolveu disparos de arma de fogo e acabou em tragédia.

Nem todo turismo é benéfico

Sem dúvidas, a retaliação de Miami Beach ao turismo de Spring Break é um sintoma da cultura atual em que cidades e empresas estão reavaliando o turismo descontrolado. Nem tudo é por dinheiro, e nem todo dinheiro do turista é benéfico para a cidade. Como o turismo não pode se sobrepor à qualidade de vida dos moradores. Como as políticas públicas de turismo podem interferir nos caminhos que uma cidade toma.

Tantos assuntos que a gente adora investigar por aqui.

E você, já foi a algum Spring Break desses na sua vida?

Pedro Philippe FS.

Jornalista e podcaster do sertão do Cariri cearense