Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil

Peu Araújo

11/10/2024

Você provavelmente já viu a imagem de Nossa Senhora Aparecida por aí. Um adesivo de caminhão, um ímã de geladeira, um altarzinho na casa de algum parente… Ou tem uma tia, primo ou um vô que vai sempre que pode à cidade de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, para celebrar a padroeira do Brasil. 

Mas quando foi que o manto azul de Nossa Senhora da Conceição Aparecida ficou tão famoso?

MUITAS NOSSAS SENHORAS

Nossa Senhora Aparecida é uma das representações da mãe de Cristo, assim como Nossa Senhora de Fátima, que ganhou esse nome quando algumas crianças viram uma luz brilhante e esse fenômeno passou a acontecer repetidas vezes em Fátima, Portugal. Há também a Nossa Senhora de Lourdes, em Lourdes, na França. E Nossa Senhora de Guadalupe, em Guadalupe, no México. Há ainda representações que não estão relacionadas a lugares específicos, como Nossa Senhora da Assunção, que representa a subida da alma de Maria ao céu. 

MAS, E A NOSSA?

A história mais famosa sobre a origem da Nossa Senhora Aparecida é de 1717. Os pescadores Felipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves estavam no Rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, numa saga por uma rede cheia de peixes quando encontraram a imagem sem cabeça. Quando lançaram a rede novamente, pescaram a cabeça da santa. Dizem que nesse momento a estátua ficou tão pesada que mal conseguiram tirá-la de dentro do barco. 

MILAGRE DOS PEIXES

O episódio ficou conhecido como Milagre dos Peixes, porque quando a imagem da santa foi para o barco, eles pescaram quilos e quilos. Nasce aí a devoção pela santa que traz boa safra aos pescadores do Rio Paraíba do Sul. 

O jornalista Rodrigo Alvarez, autor do livro Aparecida: A biografia da santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil, conta que a imagem pertencia à capela Nossa Senhora do Rosário, inaugurada em 1712. Depois de partida foi lançada ao rio, porque ter objetos religiosos quebrados dá mau agouro. 

E A COR DA SANTA?

Originalmente a imagem era de Nossa Senhora do Rosário, uma aparição da mãe de Jesus que deu um rosário a um frade em Prouilhe, na França, em 1208, e era branca. A padroeira do Brasil pescada no Rio Paraíba do Sul era negra. Ela ficou escura após o passar dos anos submersa nas águas do rio. 

COROA E MANTO AZUL

O figurino da santa ganhou novos adereços a partir de 6 de novembro de 1888, quando a princesa Isabel, pagando uma promessa, a presenteou com uma coroa cravejada de diamantes e rubis e um manto azul repleto de ornamentos com pedras preciosas. 

A PADROEIRA DO BRASIL 

Nossa Senhora Aparecida virou a Rainha do Brasil e nossa padroeira no dia 16 de julho de 1930, por um decreto do Papa Pio XI. O feriado que a gente ama emendar só veio muitos anos depois, em  30 de junho de 1980. Nesta lei, a número 6.802, também a reconhece oficialmente, pelo estado, como a nossa padroeira. 



A escolha da data, porém, não tem nada a ver com o dia do primeiro milagre, que aconteceu na segunda quinzena de outubro, ou de qualquer outro milagre atribuído à imagem. Em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) levou em conta outros fatores, como o mês do Rosário e o Dia das Crianças. 

RESTAUROS

A imagem de Nossa Senhora Aparecida já passou por muita coisa. Depois de um atentado, em 1978, ela foi quebrada em mais de 200 pedaços e a restauração foi realizada pelo Museu de Arte de São Paulo (Masp) em 33 dias. Ela saiu da capital paulista à Basílica num caminhão dos Bombeiros acompanhada por um cortejo de milhares de fiéis. Outras réplicas da imagem de Nossa Senhora Aparecida também foram agredidas por aí. Você se lembra do Pastor Sérgio von Helder, que chutou a imagem da santa na TV em 1995? Esse caso causou comoção nacional. 

A SEGUNDA MAIOR IGREJA DO MUNDO

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida começou a ser construída em 1955, com um projeto do arquiteto Benedito Calixto. Ele pensou no prédio em forma de cruz grega e em grandes proporções. Em 1980, na visita do Papa João Paulo II ao Brasil, o espaço foi consagrado como o maior santuário mariano do mundo. Quase 9 milhões de romeiros passaram por lá só em 2023. No dia 12 de outubro passado foram mais de 112 mil fieis. 

E você, tem uma Nossa Senhora na carteira, na geladeira ou na gaveta ao lado da cama? Já foi à Basílica? Conta pra gente sua relação com a santa mais popular do Brasil.

Peu Araújo

Jornalista, diretor, diretor de conteúdo, roteirista, pesquisador, colecionador de discos e DJ. Como repórter, atua há quase 20 anos com colaborações e passagens por grandes redações. No audiovisual, fez a pesquisa para a série Em Nome de Deus, da Rede Globo. Fez direção de conteúdo para a série Guga Por Kuerten, prevista para o lançamento em 2024 na Disney / Star+. Fez direção e roteiro do documentário Nocaute: Golpes de Uma Tragédia, para UOL Play, entre outros trabalhos. É também pesquisador de música brasileira e diretor musical.