O Brasil de 200 anos atrás

Caio Braz

3/4/2024

Em 1824 o Brasil promulgou sua primeira constituição, através de Dom Pedro I. Foi o começo de uma série de leis de um desenho de Brasil 'independente' de Portugal. O que é mais interessante é ver como o nosso desenho de país era tão diferente da atualidade.

Nem existia Nordeste

O Brasil ainda nem chamava o Nordeste de Nordeste – éramos Norte e Sul.

É sempre de impressionar o tamanho do território de Pernambuco, que se estendia por toda a margem do Rio São Francisco, até a Serra da Canastra, hoje em Minas Gerais

Norte, um Grão-Pará

Hoje o Norte como entendemos com seus sete estados poderiam se resumir em um grande Pará, ou como diz o próprio nome, o Grão-Pará. O Pará era toda a Amazônia brasileira.

O Acre ainda não era território brasileiro, e o Tocantins só se tornaria independente de Goiás em 1985.

Muito Mato Grosso

Antes de haver Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, havia um gigante Mato Grosso que também compreendia um pedaço do estado de São Paulo e toda a área de Rondônia – as notícias demoravam até um ano para chegar, sobretudo em épocas de chuvas.

Goyaz

O Goiás era o gigante Goyaz, habitado por muitos indígenas do grupo goiases. A capital era a cidade de Goiás Velho. Goiânia, hoje uma potência econômica, nem existia: é uma invenção dos anos 1930.

Ex-donos do Uruguay

O Uruguai não existia e era território brasileiro, conhecido como Província Cisplatina.

A luta pelo estratégico estuário do Rio da Prata era enorme e nessa época, e o Brasil levava vantagem, mas perderia esse território poucos anos depois.

Você também ama mapas antigos do Brasil?

Caio Braz

Caio Braz é jornalista e criador de conteúdo, apaixonado por geografia, idiomas e cultura.