Da Redação
20/8/2024
Ainda falta tempo! Será?
Comemorado todo segundo domingo de outubro, o Círio de Nazaré é uma festa que recebeu mais de 2 milhões de pessoas só em 2023. Você acha mesmo que é uma boa opção esperar pra se programar em cima da hora? Se adiante, porque ainda é possível encontrar passagens aéreas mais baratas e hospedagens acessíveis.
“O ideal é comprar logo as passagens e pesquisar, além de hotéis, Airbnb's. O paraense é um povo muito hospitaleiro, então mesmo quem vem de fora ainda tem uma chance de acabar o Círio em um tradicional e familiar almoço na casa de alguém que conheceu há pouco tempo. Recomendo ficar em Airbnb's no caminho da procissão. Tem vários no Edifício Manoel Pinto da Silva, que pra mim é o Copan de Pará. Além de estar no Centro, ainda tem uma vista maravilhosa pra procissão.”
Isabela Caluff Canto, moradora de Belém
Mas o que é o Círio?
O Círio de Nazaré é um dos maiores acontecimentos religiosos do Brasil. Comemorado todo ano no segundo domingo de outubro, movimenta a cidade de Belém e ganha grandes proporções muito antes. É uma mistura de suor, lágrimas e sangue com fé e amor. É um pedaço de um Brasil que resiste e festeja com muita devoção e entrega. Não dá para viver o Círio e não se entregar a ele.
Haja fôlego!
Na sexta-feira que antecede a procissão principal, acontece o Auto do Círio, um cortejo teatral realizado pelas ruas da Cidade Velha. No dia seguinte, bem cedo, rola o Círio Fluvial, quando a imagem de Nazinha vai de barco pelo Rio Guamá e ganha Belém. Ela segue, acompanhada por uma moto romaria, até o Colégio Gentil Bittencourt, que fica ao lado da Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré. É dali que sai, na noite de sábado, a trasladação. Nesta procissão a imagem é levada para a Catedral da Sé em uma berlinda carregada somente por pessoas.
“A trasladação pra mim é uma das procissões mais lindas, com a corda e muitas homenagens pra Nossa Senhora de Nazaré no caminho. Quando a Santa chega na Sé, os festejos começam. À noite tem diversas festas e festivais por toda a cidade. Um dos mais icônicos é a Festa da Chiquita, feita pela comunidade LGBTQIAP+ há décadas, e que celebra a união do sagrado e do profano. O Ver o Peso também fica em festa nessa noite.”
Isabela Caluff Canto, moradora de Belém
Pagadores de promessas
E é por isso que ano após anos, as imagens mais marcantes do Círio são as dos pagadores de promessas. E existem as mais diversas formas de cumprir uma promessa. Há quem se sacrifique na corda, quem faz a procissão de joelhos, quem leva imagens de cera na cabeça, como partes do corpo e casas, quem veste os filhos de anjo, entre tantas outras demonstrações.
O de comer!
Outro grande marco do Círio de Nazaré é a culinária. São as panelas no fogo que anunciam que o dia está chegando e que a maniçoba está quase pronta. O cheiro toma conta do ar, já que a maniva, folha venenosa da mandioca e principal ingrediente da maniçoba, precisa cozinhar por pelo menos 7 dias pra perder o veneno.
Se até Ele descansou no sétimo dia!
Depois de tanta intensidade e fé, a segunda-feira é de feriado em Belém. Ideal para se reestruturar e descansar com um mergulho em algumas das ilhas da região. Entre as mais conhecidas estão Combu, Cotijuba ou a Ilha das Onças.
Você já foi ao Círio de Nazaré? Conta pra gente como foi a sua experiência?