Onde fica o Brasil pronfundo?

Pedro Philippe FS.

14/10/2024

A expressão se popularizou sem ninguém saber exatamente o que ela quer dizer.

Quem fala no “Brasil profundo”, geralmente se refere à região rural distante da metrópole. Ou seja, o profundo é o que está no interior dos estados e das cidades. O intuito dessa expressão é exaltar a cultura de um “Brasil real”, “de verdade”. Mas ela cai fácil em uma exotização de parte do país que sempre é vista como caipira, agrícola ou até selvagem.

O QUE QUER DIZER PROFUNDO?

Se o que é profundo se opõe ao que está na superfície, este Brasil seria inacessível? Ele precisa ser desbravado? Precisamos levar o progresso até ele? A expressão “Brasil profundo” deixa perguntas no ar porque esse olhar para o “Brasil raiz” como um lugar ainda puro e intocado pelo progresso é bem complicado.

“BRASIL PROFUNDO”

Não é porque uma cultura não faz parte do Sul e do Sudeste que ela se torna automaticamente outro Brasil, como se estivesse separada por várias camadas que distinguem o profundo do raso.

“Por ser longe, bem depois do fim do mundo, esse Brasil profundo parece ser super complexo e difícil de entender. É um Brasil que fica no campo do desconhecido, do invisível. É tão fundo e tão longe, que a gente não enxerga. Se a gente parar pra pensar, essa é uma leitura muito velha de Brasil. Uma visão que foi construída a partir de um pensamento colonial”.

Podcast Insurgentes, no episódio “Brasil Profundo” [02.out.2024]

O QUE É O BRASIL AFINAL?

Uma frase bastante repetida diz que “o Rio de Janeiro é o Brasil”. Mas como é possível um lugar tão particular e incomparável - em seus problemas e qualidades - conseguir representar o Brasil inteiro de uma vez só? Dividir o país entre o que está à margem - geográfica e simbólica - do progresso e o que está no centro dos negócios e do avanço tecnológico, é um equívoco tão ingênuo quanto reduzi-lo a uma cidade que não se parece com nenhum dos outros 5.569 municípios do Brasil.

Brasil profundo nunca é a Faria Lima, a Avenida Paulista, o Plano Piloto ou a Barra da Tijuca. Mas, sim, a Amazônia, o Nordeste e as periferias e favelas (tratados como unitários), Brasil afora. Brasil profundo nada mais é que o Brasil que não se vê. Mas como não se enxerga o Brasil da realidade da maioria dos brasileiros?

Bruno Lacerda

E VOCÊ?

Sabe onde fica o “Brasil profundo”?

Pedro Philippe FS.

Jornalista e podcaster do sertão do Cariri cearense