Os Homens de Barro de Selma Calheira

Da Redação

2/9/2024

METAMORFOSE

A região cacaueira da Bahia tem transformações que não só a do cacau em chocolate e seus derivados. É ali na cidade de Ibirataia que a artista Selma Calheira transmuta argila em cerâmica na criação da obra que é uma imensa homenagem a suas raízes mais primitivas: os Homens de Barro.

Nascida em Ibirataia, Selma voltou à sua terra depois de uma passagem pelo Rio de Janeiro, onde se aprofundou na cerâmica. Era fim da década de 1980 e o Sul da Bahia passava por um período crítico, quando os cacaueiros foram atacados pela doença da vassoura-de-bruxa.

A artista usou suas mãos e a argila como elementos para tentar ajudar a região com a venda de esculturas Brasil e mundo afora. Ela criou também o centro Cores da Terra, para capacitação de artesãos e geração de empregos na região.

As peças de cerâmica com mais de um metro sempre fizeram parte do trabalho de Selma. Mas, os homens de barro começaram pequenos, quando Selma recebeu uma encomenda de um cliente para criar a primeira coleção. Naquele momento, cerca de três anos atrás, ela sabia que o projeto poderia tomar grandes proporções. Mas, esperou algum tempo até começar a trabalhar nas grandes esculturas.

PRIMEIRO, OS PÉS

As esculturas começam a ser criadas pela base. Com os pés bem dimensionados, as duas pernas são levantadas e os corpos vão tomando forma, até chegar a cabeça. Mesmo que pareçam semelhantes, cada um tem sua energia e aspectos únicos. As peças chegam a 8 metros de altura e até 3 toneladas.


“Teve momentos de me perguntar se ia conseguir, mas algo me impulsionava, uma energia que vem de dentro, que você não se dá conta. Não sinto dor nos braços, não sinto cansaço e não tenho hora pra parar. É muito intenso o processo. Quando chega na cabeça, é o momento de cortar o cordão umbilical, é o nascimento.”
Selma Calheira, em entrevista ao Lado B

Pra queimar peças tão grandes, é preciso um forno especial. Por isso, ele é montado depois que as esculturas são transportadas para fora do ateliê onde são criadas. O resultado pode ser visto ao vivo no Festival da Queima dos Homens de Barro, que acontece de 18 a 21 de setembro deste ano, em Ibirataia.

Você já tinha ouvido falar nos Homens de Barro? Conta pra gente!

Da Redação

Equipe Pronto Jornal.