Peu Araújo
24/7/2024
VOCÊ TEM NOÇÃO DO TAMANHO DO BRASIL?
Temos uma das maiores fronteiras terrestres do mundo, com quase 15 mil km, e uma fronteira marítima de mais de 7 mil km. Só perdemos para China e Rússia. Fazemos divisa com 9 países da América do Sul e a Guiana Francesa, que é um departamento ultramarino francês. Ó só, apenas Chile e Equador não estão encostadinhos na gente.
Mas o que essas fronteiras dizem sobre nosso país?
PANORAMA
Os países e as fronteiras nos estados brasileiros
Argentina: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Uruguai: Rio Grande do Sul.
Paraguai: Paraná e Mato Grosso do Sul.
Bolívia: Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Peru: Acre e Amazonas.
Colômbia: Amazonas.
Venezuela: Amazonas e Roraima.
Guiana: Roraima e Pará.
Suriname: Amapá e Pará.
Guiana Amapá.
A BEYONCÉ DAS DIVISAS BRASILEIRAS
Segundo o IBGE, dos 5.568 municípios brasileiros, cerca de 588 fazem fronteira com outros países. De todas elas, uma se destaca: a Tríplice Fronteira de Foz do Iguaçu. Unindo Brasil, Argentina e Paraguai, é a fronteira mais pop da América do Sul. Do lado brasileiro está Foz do Iguaçu, do lado argentino Puerto Iguazu e do lado paraguaio tem Ciudad del Este, Presidente Franco, Hernandárias e Minga Guazú.
A Tríplice Fronteira é habitada por mais de 902 mil pessoas e mais de 100 mil circulam entre a Ponte da Amizade, que une o Brasil e o Paraguai, e a Ponte Tancredo Neves, que liga o Brasil à Argentina.
Há muitas opções de turismo na região, mas as Cataratas do Iguaçu são o grande hit. Uma das sete Maravilhas da Natureza, com quase 300 quedas d’água e uma área de 250 mil hectares entre os parques nacionais brasileiro e argentino.
AMAZONAS REINANDO ABSOLUTO
Dois terços de todas as fronteiras brasileiras estão na região Norte. O Amazonas, maior estado do país, é também o que mais tem vizinhos colados: Peru, Colômbia e Venezuela.
O turismo é menos estruturado nessa região, mas é possível encontrar passeios de barco que navegam por rios no Brasil, Colômbia e Peru em pouco mais de 9 horas.
UMA PASSADINHA EM BOA VISTA
Já pensou em visitar a capital de Roraima e carimbar mais dois países no passaporte? A tríplice fronteira menos hype fica no Monte Roraima, um tepui, tipo de platô cercado por falésias.
Quem costuma desbravar a região é o pessoal que faz trekking. Há passeios de 7, 8, 9, 10 e até mais dias na região. A melhor época para visitar o Monte Roraima é entre outubro e março, porque chove menos.
BRASIL X BOLÍVIA
Com menos glamour do que as fronteiras com Argentina, Paraguai ou Uruguai, a Bolívia faz divisa com quatro estados brasileiros: Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Na região dá para conhecer Puerto Quijarro e a parte boliviana do Pantanal, em Puerto Suárez. Outra atração é a pesca esportiva. O Rio Paraguai (que percorre Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina) tem 263 espécies de peixes catalogadas.
E O SURINAME, GUIANA E GUIANA FRANCESA?
Pouca gente sequer lembra que o Brasil faz fronteira com esses três países. Mas por quê?
Há alguns fatores: estamos falando do norte da floresta amazônica, uma região com acesso limitado, e também há a barreira linguística: no Suriname se fala holandês, na Guiana, inglês e na Guiana Francesa, adivinha?
Você conhece ou mora em alguma região de fronteira do Brasil? Conta pra gente quais são as curiosidades desses lugares.