Brasil, país das fronteiras

Peu Araújo

24/7/2024

VOCÊ TEM NOÇÃO DO TAMANHO DO BRASIL? 

Temos uma das maiores fronteiras terrestres do mundo, com quase 15 mil km, e uma fronteira marítima de mais de 7 mil km. Só perdemos para China e Rússia. Fazemos divisa com 9 países da América do Sul e a Guiana Francesa, que é um departamento ultramarino francês. Ó só, apenas Chile e Equador não estão encostadinhos na gente. 

Mas o que essas fronteiras dizem sobre nosso país?

PANORAMA

Os países e as fronteiras nos estados brasileiros

Argentina: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Uruguai: Rio Grande do Sul.

Paraguai: Paraná e Mato Grosso do Sul.

Bolívia: Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Peru: Acre e Amazonas.

Colômbia: Amazonas.

Venezuela: Amazonas e Roraima.

Guiana: Roraima e Pará.

Suriname: Amapá e Pará.

Guiana Amapá.

A BEYONCÉ DAS DIVISAS BRASILEIRAS

Segundo o IBGE, dos 5.568 municípios brasileiros, cerca de 588 fazem fronteira com outros países. De todas elas, uma se destaca: a Tríplice Fronteira de Foz do Iguaçu.  Unindo Brasil, Argentina e Paraguai, é a fronteira mais pop da América do Sul. Do lado brasileiro está Foz do Iguaçu, do lado argentino Puerto Iguazu e do lado paraguaio tem Ciudad del Este, Presidente Franco, Hernandárias e Minga Guazú. 

A Tríplice Fronteira é habitada por mais de 902 mil pessoas e mais de 100 mil circulam entre a Ponte da Amizade, que une o Brasil e o Paraguai, e a Ponte Tancredo Neves, que liga o Brasil à Argentina. 

Há muitas opções de turismo na região, mas as Cataratas do Iguaçu são o grande hit. Uma das sete Maravilhas da Natureza, com quase 300 quedas d’água e uma área de 250 mil hectares entre os parques nacionais brasileiro e argentino.

AMAZONAS REINANDO ABSOLUTO

Dois terços de todas as fronteiras brasileiras estão na região Norte. O Amazonas, maior estado do país, é também o que mais tem vizinhos colados: Peru, Colômbia e Venezuela. 

O turismo é menos estruturado nessa região, mas é possível encontrar passeios de barco que navegam por rios no Brasil, Colômbia e Peru em pouco mais de 9 horas. 

UMA PASSADINHA EM BOA VISTA

Já pensou em visitar a capital de Roraima e carimbar mais dois países no passaporte? A tríplice fronteira menos hype fica no Monte Roraima, um tepui, tipo de platô cercado por falésias. 

Quem costuma desbravar a região é o pessoal que faz trekking. Há passeios de 7, 8, 9, 10 e até mais dias na região. A melhor época para visitar o Monte Roraima é entre outubro e março, porque chove menos. 

BRASIL X BOLÍVIA

Com menos glamour do que as fronteiras com Argentina, Paraguai ou Uruguai, a Bolívia faz divisa com quatro estados brasileiros: Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Na região dá para conhecer Puerto Quijarro e a parte boliviana do Pantanal, em Puerto Suárez. Outra atração é a pesca esportiva. O Rio Paraguai (que percorre Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina) tem 263 espécies de peixes catalogadas. 

E O SURINAME, GUIANA E GUIANA FRANCESA?

Pouca gente sequer lembra que o Brasil faz fronteira com esses três países. Mas por quê?

Há alguns fatores: estamos falando do norte da floresta amazônica, uma região com acesso limitado, e também há a barreira linguística: no Suriname se fala holandês, na Guiana, inglês e na Guiana Francesa, adivinha? 

Você conhece ou mora em alguma região de fronteira do Brasil? Conta pra gente quais são as curiosidades desses lugares. 

Peu Araújo

Jornalista, diretor, diretor de conteúdo, roteirista, pesquisador, colecionador de discos e DJ. Como repórter, atua há quase 20 anos com colaborações e passagens por grandes redações. No audiovisual, fez a pesquisa para a série Em Nome de Deus, da Rede Globo. Fez direção de conteúdo para a série Guga Por Kuerten, prevista para o lançamento em 2024 na Disney / Star+. Fez direção e roteiro do documentário Nocaute: Golpes de Uma Tragédia, para UOL Play, entre outros trabalhos. É também pesquisador de música brasileira e diretor musical.