Pedro Philippe FS.
28/2/2024
Todas as cidades podem brigar o quanto quiserem, mas o título de maior carnaval do Brasil é dela!
O carnaval de São Paulo é o maior em número de foliões. No ano passado, 15 milhões de pessoas ocuparam as ruas da capital paulista e, pelas contas da Prefeitura, só 8% deles eram turistas.
O que significa que o paulistano não precisa mais viajar pra procurar carnaval bom em outras cidades - e ainda vai de corpo e alma e glitter pra rua pra fazer o maior carnaval do Brasil.
A festa em São Paulo cresceu e se organizou bastante em pouco tempo. Apenas no primeiro ano de Fernando Haddad como prefeito da cidade, em 2013, foi que a festa de rua foi liberada e passou a ser estruturada, ano a ano, até se tornar esse mega evento que é hoje.
10 anos depois, a maior capital da América Latina tem um carnaval à sua altura. Agora em 2024, 462 blocos vão tomar as ruas. São 117 a mais que no ano passado.
O que uma gestão política disposta a criar conexão dos seus cidadãos com as ruas não é capaz de fazer né, mores?
Até 10 anos atrás, ninguém ficava na cidade quando chegava o carnaval. Depois que a festa deixou de ser proibida, o povo paulistano - e todo mundo que escolheu fazer de São Paulo o seu lar - e tomou a rua como um lugar a se ocupar.
Por quatro dias, tiram os carros e ocupam as ruas com pessoas.
Pessoas com pouca roupa e muito glitter.
ACADÊMICOS DO BAIXO AUGUSTA
Há quem considere o Acadêmicos do Baixo Augusta (https://www.instagram.com/academicosdobaixoaugusta/) um bloco já tradicional das ruas de São Paulo. Com 15 anos de história, ele foi uma das iniciativas culturais que trouxe o mote 'a cidade é nossa', eternizado pela artista Rita Wainer. Sucesso total entre os foliões de Sampa.
Podemos falar que o Tarado Ni Você (https://www.instagram.com/blocotaradonivoce/) também foi um dos propulsores da renovação do Carnaval de rua de São Paulo – um bloco lindo, muito frequentado pela turma LGBTQ+, que homenageia ninguém menos que Caetano Veloso.
A Espetacular Charanga do França (https://www.instagram.com/charangadofranca/) é uma das mais queridas 'orquestras' de São Paulo, comandada por Thiago França (tambem conhecido pelo trabalho no Metá Metá) e sua galera. Sem dúvida uma das mais bem tocadas da cidade, vale a pena acompanhar a sua programação
Além deste recente - porém bastante grandioso - carnaval de rua, São Paulo também serve desfiles de escola de samba de altíssimo nível.
Os espetáculos acontecem no Sambódromo do Anhembi na sexta e sábado de carnaval, dias em que o Grupo Especial se apresenta. Já a “segunda divisão”, o Grupo de Acesso, vai à avenida no domingo e na segunda-feira.
E VOCÊ, JÁ PASSOU O CARNAVAL EM SÃO PAULO?