Pedro Philippe FS.
24/2/2024
A programação eclética e representativa, a imensidão do palco, e a atmosfera única das noites do Recife fazem o Carnaval noturno da cidade brilhar de maneira inesquecível. De Alceu a Elba, de Ludmilla a Priscila Senna, a lista é incontável.
O maior bloco do mundo é um enorme arrastão de trios elétricos que contagiam o Centro do Recife, território ancestral da cidade, sem cordão de isolamento, carnaval de rua de todos para todos. Neste ano o homenageado será ninguém menos que Reginaldo Rossi.
O frevo é um universo inteiro de misturas que só esse caldeirão recifense, elegante e contemporâneo, é capaz de criar. Patrimônio imaterial da humanidade, esse ritmo único, original, sempre intenso, às vezes melancólico, cheio de variações: de rua, de bloco, canção, anima todas as idades e enche de emoção.
Só quem já foi no Carnaval do Recife já viu o tom das fantasias, principalmente à noite: luxuosas, cheias de paetês, a moda recifense brilha nas noites de Carnaval exalando chiqueza. Todo mundo vira artista.
Recife se enche de prévias de Carnaval durante todo o mês de Janeiro e Fevereiro para preparar a cidade para a folia: é uma maneira dos blocos pagarem os custos das orquestras que tomam as ruas, e esquentar a cidade para o Carnaval. Não falta festa.
Tradicional festival que acontece nas noites carnavalescas, o Rec-Beat ( https://www.instagram.com/recbeatfestival/) é um palco com uma curadoria muito contemporânea de atrações do Brasil e do mundo inteiro. Aliás, palco sagrado: pergunte a Gaby Amarantos como foi o show dela lá em 2010 e como a carreira dela se transformou depois daquele Rec-Beat. Coisa linda de se ver.
O Carnaval do Recife tem mais de 40 palcos espalhados por vários pontos da cidade, com grandes shows em palcos além do Marco Zero. Na programação, grandes artistas do Brasil e de Pernambuco. É o que chamamos de Carnaval descentralizado, democrático, inclusivo.
O Escuta Levino https://www.instagram.com/escutalevino/ é um bloco que sai nas ruas do centro do Recife, na quinta-feira de Carnaval, em homenagem ao compositor Levino Ferreira. A elegância toma conta das ruas do centro com a apresentação icônica do grupo de passistas Guerreiros do Passo (https://www.instagram.com/guerreirosdopasso/).
Um luxo imperdível.