Pedro Philippe FS.
23/2/2024
Não há como negar. É o maior espetáculo cultural do nosso país e ele acontece em pleno carnaval. As escolas de samba dispensam explicações, então o que a gente pode dizer sobre elas é: todo brasileiro deveria assistir pessoalmente a um desfile pelo menos uma vez na vida.
No carnaval de rua do Rio, os foliões estão na rua às 7 da manhã.
Ninguém sabe ao certo de onde veio o costume de começar a farra tão cedo, mas o fato é que vem a calhar: esse vai ser o carnaval mais quente da história da humanidade, então um bloco às sete da manhã é livramento!
Sem contar que ver o dia clarear em uma rua de Santa Teresa é um espetáculo à parte.
Não dá pra negar. O carioca inventou a sensualidade.
Levando a sério a festa da carne, a turma bota o corpo pra jogo, se desnuda e afronta o conservadorismo e o machismo com peitinho de fora. Lembrando que não é não, e tudo que não é consentido se chama assédio, e assédio é crime.
O Rio é imenso e consegue distribuir bem sua programação pelos diferentes bairros e regiões da cidade. E, assim, é tudo em todo lugar ao mesmo tempo. Pra onde você for, tem carnaval acontecendo.
Algumas ruas ficam interditadas para passagens dos carros alegóricos e para o fluxo dos blocos, mas ainda assim o trânsito funciona e não impede as pessoas de se locomoverem.
O carnaval do Rio tem de tudo, pra todos os gostos.
O Bola Preta, por exemplo, sai desde 1918 - e só parou durante os anos da pandemia.
Um novo fenômeno são os mega-blocos, que arrastam milhões, como os blocos da Preta, da Ludmilla e da Anitta.
Uma das melhores coisas do carnaval é se emperiquitar toda pra ir pra rua! E o Rio tem um conglomerado de lojas de acessórios, roupas e fantasias que serve muito.
O Saara fica no Centro e tem até uma estação de metrô com seu nome, a parada Saara / Presidente Vargas.
Tem de tudo e a preço bem camarada.
Cadê o Boi Tolo? Bloco clássico da juventude dourada carioca, ele existe desde 2006 e sempre faz um percurso gigante, com cerca de 10 horas de duração. O Boi Tolo ocupa a cidade e isso é lindo demais. Só quem já foi sabe a energia de cruzar o Túnel Novo.
Durante as noites de Carnaval, muitas festas acontecem pela cidade pras mais fervidas, principalmente as LGBTs, como Selvagem, SVRVRV… procure saber porque elas pegam fogo!
Mesmo se você não descolar um ingresso para ver a Sapucaí ao vivo, não se preocupe: você pode ter a honra de assistir aos luxuosos comentários de Milton Cunha ao vivo da Sapucaí. Opulência!