Da Redação
7/10/2024
God save the king
O Brasil tem suas manias gastronômicas. Já fomos viciados em paleta mexicana, poke, temaki, frozen iogurte. Já passamos uma fase colocando abacate em tudo, vivemos nossa relação de amor e ódio com o coentro… Mas estamos vivendo uma nova era: o reinado do pistache.
No prato
A gente já estava acostumado com o sorvetinho de pistache e até um brigadeiro ou uma torta doce. Mas tem sido cada vez mais comum encontrar essa oleaginosa em massas, risotos, na cobertura da salada e até em carnes. Aqui vão alguns exemplos.
Bife empanado com pistache
Bolinhas de queijo com bacon e pistache
Berinjela recheada com carne e pistache
E por aí vai.
No copo
Numa breve busca, é possível encontrar até bebidas com pistache. O Pistache Fizz, que mistura chá verde, xarope de pistache, suco de limão, creme de leite, água com gás, clara de ovo e gim.
O licor de pistache também já é realidade, o italiano Bottega Pistacchio é produzido com grãos colhidos na Sicília e custa mais de R$ 150 a garrafa.
Mas o que é o pistache?
O pistache é o grão, uma espécie de noz, que vem da Pistacia Vera, uma planta originária do Oriente Médio, mais especificamente de áreas montanhosas na Síria, Turquia, Irã, Índia e Afeganistão.
Ele é rico em betacaroteno e vitamina E e traz alguns benefícios à saúde, como aumento dos níveis de antioxidantes no sangue de pessoas adultas com colesterol alto.
E você, é do time que ama pistache ou acha ele superestimado?
Conta pra gente