Se viajar para o Pará, traga na mala pra mim

Pedro Philippe FS.

14/12/2023

Se ainda não chegou sua hora de tomar um tacacá, dançar, curtir e ficar boa, você pode recorrer a alguém que está vindo do Pará, para trazer um gostinho de lá para você.

Já é uma prática muito conhecida nossa: seja qual for o destino e a partida, o brasileiro vai levando na mala itens que só tem naquele lugar. Aqui no PRONTO nós vamos fazer periodicamente lista de “pedágios” - produtos obrigatórios na chegada, quando alguém vem de algum lugar pra te visitar. 

1. Sorvete Cairu

Estes sabores você não encontra em qualquer sorveteria do Brasil: bacuri, taperebá, araçá, sapotilha, açaí com tapioca - e o mais famoso: doce cupuaçu com castanha do pará, cuja receita leva o nome de Carimbó. O Sorvete Cairu tem várias filiais pelo Brasil, então, a depender de onde você esteja, nem precisa pedir pra alguém levar.

Foto: Sorveteria Cairu

2. Doce de Cupuaçu

O cupuaçu é uma fruta 100% nossa e é da Amazônia que ela vem. O doce, facinho de fazer, só leva açúcar, água e castanha-do-pará. Caseiro ou distribuído por uma marca de doces, um pote de doce de cupuaçu tem lugar garantido na mala de quem sai do Pará.

Foto: Quintal Paraense

3. Maniçoba

É como se fosse uma feijoada. Com várias diferenças, entre elas: se não for preparado adequadamente, pode matar. Sério. A maniçoba é feita da maniva, folha da mandioca, que precisa passar uma semana no fogo pra extrair o veneno da planta. Por isso, você há de querer uma maniçoba feita por quem sabe fazer.

Foto: Lá em Casa (PA)/Estadão

4. Jambu

E o jambu treme! Mesmo se não tiver comido jambu no tacacá ou no arroz e, mesmo se não tiver tomado um gole de cachaça de jambu… eu sei que você sabe que jambu deixa a boca dormente! Seja a flor pra fazer receita ou uma garrafinha de cachaça, não pode faltar jambu na mala.

5. Tucupi

Toca uma música em nossa cabeça sempre que a gente lê ou ouve essa palavra, Dona Onete cantando “o pato no tucupi…”. Esse caldo amarelo é extraído da mandioca e é usado em várias receitas. É facinho de carregar e é ótimo pra diversas receitas, então não deixe de exigir uma garrafa de tucupi a quem vem do Pará.

Foto: Roberto de Vasconcelos

6. Castanha-do-Pará e Açaí

É clichê, mas os clichês são os melhores. Um bom pacote de castanha-do-pará e um isoporzinho com o açaí raiz que só o Pará tem… e está pago o pedágio.

Foto: Luiz Braga


Com a palavra, a paraense: Natasha Vasconcelos, advogada da Rede Amazônica de Política Para Mulheres

Quando eu tô viajando pra algum lugar, o que eu geralmente levo daqui pra presentear as pessoas, são os nossos bombons de chocolate regional. A gente tem plantações de cacau aqui nas ilhas próximas a Belém e a mais conhecida é a ilha do Combu. O que o paraense mais leva na mala é esse chocolate, que é cultivado aqui e tem sabores das nossas frutas. Por exemplo, tem o chocolate de açaí, de cupuaçu, de bacuri, de castanha do pará… São deliciosos. 

Já o que as pessoas costumam pedir, são as farinhas próprias daqui. Ou então algum tipo de peixe, ou açaí, tucupi, jambu... Já essas, são coisas mais difíceis de transportar. 


Capa do artigo: Fotografia de Alcartins / Pexels

Pedro Philippe FS.

Jornalista e podcaster do sertão do Cariri cearense