Da Redação
25/10/2024
Pão Delícia
Feita na Bahia, essa receita é sucesso entre o povo baiano e basicamente só é feito por lá, sendo muito pouco visto no resto do Brasil. O Pão Delícia pode ser encontrado em qualquer padaria ou confeitaria. E é um ótimo presente para levar na mala.
O Mago dos Metais
Luis França é um artista incrível que traz nos orixás inspiração para seus pingentes, colares, anéis, brincos, pulseiras e outras miudezas riquíssimas. Toda semana tem novas joias e acessórios. Se for a Salvador, dê um pulinho no Candeal e visite a loja. Se não der, dá pra comprar também online que eles entregam em todo o Brasil.
Licor
Bebida típica do São João do interior baiano, o licor costuma ser bem cremoso e ter muitas variações. Pode tanto ser de frutas como coco, cajá e maracujá como de misturas mais criativas como mel de cacau, doce de leite e creme de chocolate.
Você encontra um licorzinho pra trazer na mala em empresas como Licor Todo Dia, Licor da Manu, Tombador Cacau e Licor Roque Pinto.
Cerâmica
Também mais longe da capital, em Maragogipinho, uma região com 3.000 habitantes no Recôncavo Baiano, está um dos polos brasileiros da cerâmica.
É lá também que está o ateliê mágico de Almir Lemos, um ceramista que traz no barro toda a sua ancestralidade e seu conhecimento. Se passar pelo Recôncavo, visite o ceramista e traga uma obra pra gente.
Ateliê Mão de Mãe
Com peças feitas à mão e um bom gosto extraordinário, o Ateliê Mão de Mãe é um abraço em formato de roupa. Com coleções lindíssimas, como “Cabaças”, “Maragogipinho” e “Caminho das Águas” a marca traz uma pesquisa de Brasil para o mundo da moda com bastante elegância e sutileza. Dá para visitar o ateliê em Salvador, mas também dá para evitar o excesso de peso na mala e pedir para entregar em todo o país.
Acarajé congelado
Não tenha medo do clichê. Acarajé e abará congelados salvam a vida de quem mora onde não tem isso - ou que faz questão do gosto baiano. Uma garrafa de azeite de dendê, para acompanhar, também cai muito bem nessa mala só com o óbvio.
Fita do Senhor do Bonfim
Clichês são bem-vindos aqui no Pronto. Se está em Salvador, por que não levar uma fita do Senhor do Bonfim para dar de presente? O modo de usar você já deve saber: basta amarrar no pulso ou no tornozelo com três nós enquanto faz um pedido com fé - e esperar que ela caia ou se rasgue sozinha para o pedido se realizar.
Esquecemos de quê? Conta pra gente o que você também traria da Bahia...