Se vier do Ceará, traga para mim..

Pedro Philippe FS.

15/4/2024

Já é costume nosso: a mala volta mais pesada do que estava. [Inclusive: saudades de quando a gente não pagava pra despachar mala né, minha filha?].  Em qualquer viagem, a gente é obrigado a levar umas coisas que só tem naquele lugar.

Brasileiro voltando de viagem, vem com caixa de papelão, isopor e cooler cheio de comida, bebida, vegetais e tudo o mais, pra presentear quem tá querendo matar a saudade pelo paladar.

Vindo do Ceará, a gente não pode trazer a brisa e o sol de lá, mas vamos deixar aqui uma listinha de itens indispensáveis na mala de quem volta da terra da luz:

CAJUÍNA SÃO GERALDO

O refrigerante de caju é original do Cariri, no sul do Ceará, e há quem diga que ele é melhor que Coca Cola. Bem docinho e altamente refrescante, esse refrigerante é a maior saudade dos caririenses que moram fora. (Mas é bom pontuar, pra não conhece, que não tem nada a ver com a cajuína piauiense).

FEIJÃO VERDE

Seja como acompanhante do baião-de-dois, ou seja sozinho em um bom feijão cremoso, o feijão verde do Ceará é insubstituível. Para levar na viagem é preciso carregar em um isopor ou bolsa térmica, mas o esforço vale a pena pra matar a saudade de um prato de feijão verde bem cearense.

CREAM CRACKER FORTALEZA

Não é só uma bolacha de água e sal. Tem que ser a Cream Cracker Fortaleza, senão não serve. Quem é viciado nessa marca não consegue larga-la por nada: a crocância é perfeita.

MANTEIGA DA TERRA

A manteiga de garrafa do sertão tem um cheiro e um sabor que traz memórias afetivas pra muita gente. Um fio dela no cuscuz ou na macaxeira com carne de sol acrescenta um gosto delicioso.

QUEIJO COALHO

Muito difícil de encontrar em algumas partes do país, o queijo coalho está quase sempre presente no cuscuz e no baião-de-dois do cearense. Então, quando vier do Ceará, encontre um espaço na mala pra levar um desses.

KARIRI COM K

Mais uma bebida caririense, produzida na cidade de Barbalha. Essa cachaça virou xodó dos bares de São Paulo, onde os paulistas costumam pedir um drink que ficou famoso por lá: o kariri com mel. É só embalar a garrafa com muito cuidado pra não quebrar durante a viagem e presentear um amigo com uma cachaça 100% cearense.

Pedro Philippe FS.

Jornalista e podcaster do sertão do Cariri cearense