Um passeio a pé pelos Lençóis Maranhenses

Da Redação

1/8/2024

ALGUÉM FALOU PARAÍSO?

O maior campo de dunas do país está em 3 municípios do litoral do estado: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. São areias branquinhas, lagoas refrescantes e um belíssimo pôr do sol, tudo isso dentro de 155 mil hectares do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Fonte: ICMBio

A PÉ? COM CERTEZA 

Você toparia? São duas opções de caminhada: 4 dias e 3 noites, com um total de 52 km, ou 3 dias e 2 noites para percorrer 36 km.  Mas calma, durante os trajetos rolam pausas pra se refrescar nas lagoas, que são verdadeiros oásis, além de comer e dormir nas casas de apoio de moradores.

SINTA-SE EM CASA

A travessia a pé dos Lençóis Maranhenses começa na cidade de Barreirinhas e termina em Santo Amaro do Maranhão. Ela deve ser feita com guias e, como o lugar é uma unidade de conservação do ICMBio, é proibido entrar no parque com veículos. Cerca de 200 pessoas moram por lá e são elas que acolhem os visitantes durante a caminhada.


“O mais legal dessa experiência é estar com quem é de lá. Como os guias são da região, ouvimos muitas histórias fantásticas. Já a caminhada acontece uma paisagem incrível e com muita contemplação. O olhar atento pra aprender e fazer uma reflexão sobre a natureza e o entorno. Chega um momento que a calma vai tomando conta do corpo e você passa a entender que tudo pode ser feito um passo por vez. Tudo lá tem outro tempo.”

Julia Medeiros

turista que fez a caminhada

Quem caminha precisa estar bem alimentado e comida boa não falta. Uma das especialidades é o cabrito no leite de coco, bem temperado e apontado como um dos preferidos dos visitantes. Pra abrir o apetite, tem a famosa Tiquira, uma cachaça feita de mandioca. Já quem prefere “uma cerveja antes do almoço, pra ficar pensando melhor”… pode experimentar a Magnífica, que também é feita a partir da mandioca.

“Essa é uma área protegida, que só conhece quem faz a travessia. Como o sol é muito forte, caminhamos no máximo até 11h30 da manhã. Depois paramos para almoçar, tomar banho nas lagoas, refrescar e ver o pôr do sol. Também tem uma caminhada nas dunas à noite, em dia de lua cheia, e nela contamos muitas lendas da região.”

José Luis Oliveiras, o Galego

guia turístico

BORA RELAXAR

No fim do dia, você provavelmente só vai querer banho e cama, quer dizer… rede. E pra isso, existem as casas de apoio com os redários. São estruturas criadas especialmente para abrigar os caminhantes.

COMO E QUANDO IR?

A cidade de Barreirinhas, que é onde a caminhada começa, fica a 4 horas de ônibus ou van a partir de São Luis. Um dos melhores períodos para visitar os lençóis é entre maio e agosto, depois das chuvas. Nessa época, as lagoas multicoloridas ficam cheias e muito convidativas. Mas lembre-se que o nível de água depende também da quantidade de chuvas a cada temporada.

E aí, ficou com vontade de conhecer ou já foi aos Lençóis Maranhenses? Conta pra gente!

Da Redação

Equipe Pronto Jornal.