Um passeio pelo Museu da Fotografia

Peu Araújo

9/9/2024

Numa rua tranquila, com casinhas de quintal, no meio da Varjota, em Fortaleza, habita o imponente prédio de arquitetura contemporânea do Museu da Fotografia, um dos mais simbólicos acervos do Brasil. 

Com mais de 2.500 obras, o lugar tem originais de Robert Capa, Steve McCurry, Henri Cartier-Bresson, Man Ray, Maureen Bisilliat, Jean Manzon, Pierre Verger, Nobuyoshi Araki, Margaret Bourke-White, Cindy Sherman, Mario Cravo Neto, entre muitos outros ícones da fotografia mundial. 

O Museu da Fotografia te dá a possibilidade de estar frente a frente com obras que registraram a História da sociedade nos últimos 100 anos.

Diferente das artes plásticas ou da música, não são itens que você costuma saber o nome de quem fez ou tem uma referência imediata, mas basta um pouquinho de atenção diante da obra que te dá aquela sensação de “eu já vi essa imagem em algum lugar.”

Quer ver só?

MENINA AFEGÃ, DE STEVE MCCURRY 

Sharbat Gula foi fotografada por Steve McCurry em 1984, aos 12 anos, e virou capa da National Geographic. Ela perdeu os pais durante um bombardeio e na ocasião estava em uma escola em um campo de refugiados.

O SOLDADO EM QUEDA, DE ROBERT CAPA

Essa é uma das fotografias mais icônicas da história. O clique feito pelo húngaro Robert Capa, em 5 de setembro de 1936, retrata a morte de Federico Borreli Garcia, um soldado da Federação Ibérica Republicana da Juventude Libertária (FIJL), durante a Batalha de Cerro Muriano na Guerra Civil Espanhola. 

MÃE MIGRANTE, DE DOROTHEA LANGE

Também de 1936, o retrato de Florence Owens Thompson com seus filhos é um clássico da fotografia mundial. O clique foi feito por Dorothea Lange e publicado na Revista Life. Esse registro já apareceu em mais de 10 mil publicações no mundo todo.

MAN RAY

Essa obra não tem um nome específico, mas traz toda a delicadeza dos cliques do fotógrafo americano Emmanuel Rudnitsky, o Man Ray. Sua contribuição para a foto como objeto de arte é grandiosa e esse clique é só um exemplo disso. 

HOMEM PULANDO A POÇA, DE CARTIER-BRESSON

Esse singelo registro de um dos maiores ícones do fotojornalismo, Henri Cartier-Bresson, traz a poesia do instante, a beleza das pequenas coisas. A sensação de que um olhar apurado muda tudo. 

O Museu da Fotografia está localizado na Rua Frederico Borges, 545, em Varjota, Fortaleza. 

Fica aberto de terça a domingo, das 12h às 17h, com entrada grátis. 

Confira a programação, sempre com novas exposições, palestras, debates, workshops, exibições de filmes e muito mais. 

E você, já conhecia o Museu da Fotografia?

Se já foi lá, conta pra gente como foi sua experiência. 

Peu Araújo

Jornalista, diretor, diretor de conteúdo, roteirista, pesquisador, colecionador de discos e DJ. Como repórter, atua há quase 20 anos com colaborações e passagens por grandes redações. No audiovisual, fez a pesquisa para a série Em Nome de Deus, da Rede Globo. Fez direção de conteúdo para a série Guga Por Kuerten, prevista para o lançamento em 2024 na Disney / Star+. Fez direção e roteiro do documentário Nocaute: Golpes de Uma Tragédia, para UOL Play, entre outros trabalhos. É também pesquisador de música brasileira e diretor musical.